segunda-feira, 24 de maio de 2010

Terminal Tiradentes começa a funcionar no sábado

A partir do sábado (20) começa a funcionar o Posto de Controle Operacional Terminal Tiradentes, na Rua Tiradentes, em São Bernardo, que será um trecho de ligação entre a Vila São Pedro e a Vila Esperança.

Além de beneficiar os moradores da região, o novo espaço também vai facilitar a vida dos motoristas e cobradores de ônibus concentrando em um lugar amplo e bem localizado as operações de saída e chegada dos veículos.

Segundo eles é desumano trabalhar na garagem improvisada localizada no entroncamento da Rua dos Pássaros com a Rua Jardim, na Vila São Pedro.

Lá, espremido no cruzamento das duas ruas, os funcionários da SBC Trans vivem em uma guerra constante com os moradores locais. “Aqui nos invadimos o espaço deles, pois estamos no meio da rua. Passam pedestres e veículos o tempo todo aumentando o risco de acidentes”, afirma o fiscal Francisco.

A maior dificuldade enfrentada por eles é a falta de espaço para manobrar a frota de mais de 90 ônibus, fora os microônibus e os articulados que passam diariamente pelo local, sendo comum a ocorrência de acidentes que depois são pagos do bolso do próprio motorista.

A tarefa de manobrar os ônibus e encaixá-los no espaço restrito da garagem a céu aberto é tida como “trabalho de artista” pelos funcionários da SBC Trans e os motoristas afirmam que perdem quase todo o curto horário de almoço (25min) tentando estacionar os veículos. “Além de todas as dificuldades estamos trabalhando no meio da favela, a fiscalização não chega até aqui. Os carros passam feito loucos e todo acidente é culpa nossa. Quem trabalha na [Vila] São Pedro trabalha em qualquer lugar”, relata o fiscal.

O terminal visa acabar com esse todos esses problemas, oferecendo um pátio para manobra e estacionamento dos ônibus, além de refeitórios e salas de descanso para os motoristas. O instrutor do local, Jucélio, afirmou que estão todos ansiosos, mas que não tem muitas informações sobre o novo local, apenas um folheto com a data da mudança. “Acredito que vai melhorar para a gente, pelo espaço físico e a maior segurança. Eu já fiz diversos relatórios explicando nossa situação para a garagem, e agora eles tomaram uma providencia”, esclareceu.

O único receio dos motoristas é mudança na rota que agora obrigara até os veículos de 15 metros e os articulados a percorrerem o interior da favela para chegar ao terminal, antes esse percurso era realizado apenas pelos microônibus. “Vamos ter que contar com a compreensão dos moradores em não estacionar os carros em ambos os lados das ruas que já são estreitas e uma fiscalização mais rigorosa das autoridades quando isso não acontecer”, afirma o fiscal.

O que muda

Com a intervenção, as linhas municipais do Terminal São Pedro agora farão ponto final no Terminal Tiradentes, e as linhas do Terminal Esperança, na Rua Jardim, farão ponto final no Terminal São Pedro.
O ponto de parada da Vila Esperança também passou por adequações e ganhou abrigo e nova pintura. São 60 carros operando nas linhas que atendem a Vila São Pedro e 16 carros para suprir a demanda da Vila Esperança, totalizando 10 linhas que atendem aproximadamente 45 mil pessoas.


*matéria originalmente publicada no Hoje Jornal

Nenhum comentário: