segunda-feira, 24 de maio de 2010

Samu de São Bernado ganha reforços

A frota do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) de São Bernardo, que realiza cerca de cem atendimentos por dia, ganhou agilidade com a inclusão de duas motolâncias. A entrega foi feita pelo prefeito Luiz Marinho (PT) junto com o Secretário de Saúde, Arthur Chioro. Na ocasião foi criado o Comitê Gestor de Urgência e Emergência, que terá a função de coordenar e integrar os serviços de saúde.

De acordo com o Secretário, a criação do Comitê é exigida para todas as cidades que possuam serviços de emergência. Ela será composta por 12 membros vindos da Secretária de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Defesa Civil, Polícia Militar e da Coordenadoria do Plano de Auxílio às Indústrias. Metade dos cargos será da prefeitura e metade será dividida entre os outros órgãos.

Segundo o prefeito Luis Marinho, esse é o só o começo das melhorias previstas para a área. Ele afirmou que das 32 UBS (Unidade Básica de Saúde) de São Bernardo, 29 precisarão de reformas pelo péssimo estado em que estão. “A UBA do Rudge Ramos não tinha elevador e nem energia, os profissionais precisão de boas condições de trabalho, não basta só dedicação deles”, salientou Marinho.

O Coordenador Geral do Samu, Ricardo Carjeleasow, afirmou que com o incremento das motolâncias o tempo resposta para a chegada em um acidente vai diminuir substancialmente. O equipamento transportado pelo veículo consiste em desfibrilador automático para vítimas de parada cardíaca, torpedo de oxigênio com máscara, colar cervical e talas de imobilização além de outros medicamentos. “Com esses equipamentos podemos realizar desde pequenas mobilizações até ressuscitarão cardíaca”, explicou o coordenador.

Os veículos começarão a funcionar dentro de 30 dias e serão pilotados por técnicos de enfermagem que estão sendo treinados para prestar o primeiro atendimento e preparar o paciente para remoção, quando necessário.

Após a entrega dos equipamentos, Marinho realizou a vistoria às obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila São Pedro, para começar a funcionar em janeiro de 2010. A administração prevê a construção de mais oito UPAs no município.


*matéria publicada originalmente no Hoje Jornal

Nenhum comentário: