segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ato em prol da acessibilidade foi realizado ontem em São Bernardo

Foi realizada ontem no teatro Cacilda Becker, em São Bernardo, o Ato em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência que contou com a presença do Ministro da Secretária Especial do Direito Humano, Paulo Vannuchi, do Prefeito Luiz Marinho, da presidente do CONADE (Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência) Denise Granja e de lideranças sindicais da CUT.

No Ato, 42 entidades públicas e privadas assinaram o termo de adesão à Campanha Nacional da Deficiência do CONADE. O orgão carrega a bandeira “Siga essa idéia” desde 2006 e visa a conscientização de todo a sociedade para a importância da acessibilidade como direito de todo portador de deficiência.

O termo deve ser assinado por três pessoas, o Ministro Vannuchi, a presidente do CONADE e o representante da entidade que está assumindo o compromisso. Entre as entidades que aderiram estão a Universidade Metodista, a Faculdade de Direito de São Bernardo, o Sindicato dos Metalúrgicos e dos Químicos do ABC, a CUT, as Administrações de São Bernardo, Mauá e Diadema, além do Consorcio Intermunicipal que representa as sete cidades do ABC.

Segundo a presidente do CONADE, o papel dessas entidades será promover medidas de acessibilidade interna, passar informações e incentivar os debates nos sites e blogs e assumir a postura de não ter preconceito. “Não são apenas barreiras físicas (arquitetônicas) que temos de superar, são também barreiras de informação”, afirmou a Denise.

O Secretário Nacional de Políticas Sociais da CUT, Expedito Solaney, salientou o engajamento dos trabalhadores na luta pela acessibilidade. “A CUT nacional se soma a campanha nesse dia importante a todo deficiente. Além disso, estaremos lutando efetivamente para que todos os lugares, desde os locais de trabalho tenham ações de acessibilidade, como a luta pelo cumprimento de da lei de cotas do Brasil por parte do poder público e privado”, declarou.

Campanhas como essa são de estrema importância para as pessoas que deficientes e seus familiares que precisam conviver no seu dia-a-dia com as dificuldades de acessibilidade impostas pelas barreiras arquitetônicas das cidades, não planejadas para suprir as necessidades especiais dos deficientes.

Para Waldenici Lazaro, mãe do cadeirante como Marcos Lazaro, 39 anos, que sofre de paralisia cerebral na parte motora, ocasionada por erro médico no neonatal, iniciativas que promovem acessibilidade são de extrema importância. Ela revelou que encontra inúmeros obstáculos todas as vezes que se precisa sair na rua com o filho. “Encontro barreiras em todos os lugares que vão desde falta de rampa nas calçadas como a altura das guias e uma vez chegamos a presos na porta do ônibus porque o elevador emperrou, meu filho ficou metade pra fora e metade para dentro”, desabafou a mãe.

Para Flávio de Souza, deficiente visual e suplente do CONADE pela CUT nacional essa iniciativa é importante não só para deficientes físicos e mentais, mas também para todos os tipos de minorias. “É uma iniciativa em nível nacional das entidades, poderes públicos e privados no sentido de uma mudança de cultura e de atitude para que a sociedade traga esse debate e assuma esse compromisso de trazer acessibilidade para todos os tipos de minoria”.


*matéria publicada originalmente no Hoje Jornal

Nenhum comentário: