segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ciclovia deixa moradores desabrigados

A construção de uma ciclovia pela Prefeitura de São Bernardo, vai desabrigar cerca de 8 famílias que moram na Vila São Pedro em São Bernardo. Segundo os moradores, a prefeitura vai retirá-los sem pagar indenização, o máximo que eles oferecem é um auxílio aluguel de R$ 315 ou alojamentos.

As moradias foram construídas em terreno da prefeitura ao lado de um córrego a mais de 15 anos. Os moradores não se conformam que algumas casas sejam removidas enquanto outras permanecem, eles alegam que não há critério justo para a remoção das casas. “Quem é mais pobre vai ter que sair, não sei se é coincidência”,revelou um morador.

Do outro lado do córrego, onde ficam os quintais das casas mais abastadas nenhuma vai ser removida. “O terreno do lado de lá também é da prefeitura, eles estão mentindo quando dizem que não é”, denunciou Maria Aparecida da Silva, uma das moradoras que terá metade de sua casa removida.

Segundo ela, quando o prefeito Luiz Marinho esteve em uma escola da comunidade para a reunião do PPA (Plano Plurianual) ele se recusou a conversar com os moradores, que munidos de cartazes invadiram a reunião para protestar contra a remoção, sem resultado.

A justificativa apresentada pelo prefeito na ocasião é de que eles estão em área de risco e devem ser retirados de lá. Os moradores afirmam que apesar da localização precária, não correm risco algum ali, nunca houve enchentes ou desabamento. As famílias estão enfrentando esse drama desde o início das obras a 3 meses. Eles afirmam que só saem de suas casas se for para outra casa.

Além disso, os moradores consideram um perigo construir um ciclovia naquele local, pois vai ser um foco de vandalismo e uso de drogas. “Eles vão transformar isso aqui em uma cracolândia, vão tirar as famílias de trabalhadores para colocar os bandidos”, desabafou um morador.

*matéria publicada originalmente no Hoje Jornal

Nenhum comentário: