segunda-feira, 24 de maio de 2010

Frozen iogurte: Mania nacional

O bom e velho sorvete que se cuide, pois um concorrente de peso chegou para abalar as estruturas do mercado. A nova sensação atende pelo nome de “frozen iogurte”, um sorvete feito a base de iogurte natural que em menos de dois anos conquistou os brasileiros e se tornou mania nacional. Além do sabor único, procedente da matéria prima importada da Itália, outro fator que contribuiu para o sucesso instantâneo do produto é seu baixo teor calórico. Cada 100g de frozen contém 88 calorias, o sorvete tradicional é duas vezes mais calórico, chegando às temidas 190 calorias por cada 100g.

No Brasil a pioneira do ramo foi a Yogoberry, que inaugurou a sua primeira loja em novembro de 2007, no Rio de Janeiro. As sócias Un Ae Hong e a nutricionista Jong Ae Hong pesquisaram matérias primas e equipamentos de diversos países por mais de um ano, antes de implantar o “frozen de iogurte” no país. A receita deu certo. O que era apenas uma loja se tornou uma rede de franquias, que hoje tem 32 unidades espalhadas pelos estados do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Recife, Espírito Santo e Porto Alegre.

O grande ABC não ficou de fora. Existem duas franquias na região, uma no município de Santo André, no Shopping ABC, e a outra em São Bernardo, no Shopping Metrópole. A Yogoberry andreense completa seis meses agora em abril a pleno vapor. Um dos quatro sócios do negócio, Rodrigo Adedo, 34 anos, conta que a idéia de abrir a loja partiu de sua irmã, Adriana Adedo e o marido Waldeviqui Borges. Eles moram em Belo Horizonte, a primeira cidade fora do Rio de Janeiro a ter uma franquia. “Nós queríamos o melhor. Antes de abrir a loja experimentamos todas as marcas. Minha cunhada oferecia o frozen de iogurte da Yogoberry e dos concorrentes para as pessoas. Em 100% das vezes a Yogoberry foi escolhida, então abrimos o negócio”, explica Sabrina Adedo, que toca a loja junto com o marido Rodrigo.

A loja do Shopping ABC possui 30 metros quadrados, o mínimo exigido pela franqueadora. O atendimento é realizado por 10 funcionários divididos em dois turnos e aos domingos, o dia de maior movimento, o time conta com um funcionário a mais para atender a demanda. Segundo Rodrigo, a média de 12 mil atendimentos no mês. “O produto atrai todas as idades e todos os gostos, temos clientes de zero a 90 anos e eles são fiéis. Alguns vêm todos os dias e já os tratamos pelo nome”, relata.

Quando um negócio novo no mercado é bem sucedido, logo começam a pipocar concorrentes. O sucesso do frozen de iogurte não fugiu a regra. Pegando carona na Yogoberry diversos fornecedores da novidade gelada surgiram no mercado com nomes e cores parecidos, o que parece não preocupar os donos da franquia de Santo André. “O sabor Yogoberry é único, é iogurte natural com textura de sorvete e não sorvete com gosto de iogurte”, ilustra Sabrina, grávida de nove meses.

Franquias – A Yogoberry acompanha de perto todo o processo de abertura de franquias. Primeiro o interessado deve possuir o perfil da empresa que é ser empreendedor, comprometido e ter capital disponível. O investimento inicial para abrir uma franquia gira em torno dos R$300 mil, fora o ponto comercial e o estoque inicial. O prazo previsto para retorno é de um ano e meio a dois. “O investimento é alto, nós fizemos um empréstimo no banco e gastamos cerca de 500 mil, sem contar o ponto aqui no Shopping que é caro”, ressalta Rodrigo Adedo.

As lojas são padronizadas, desde os móveis e utensílios até as cores, resultando em um layout descolado e jovial. “Alguns materiais a franquia fornece, outros ela indica a loja e nós compramos. A matéria prima também é a mesma em todas as lojas, vem exclusivamente da Itália, apenas a compra dos toppings pode ser feita de outros fornecedores”, esclarece Sabrina Adedo.

Empolgados com o sucesso no ABC, Rodrigo e Sabrina já estão com planos traçados para o futuro. “Vamos abrir mais duas franquias. Uma no Shopping Dom Pedro, em Campinas, em novembro e outra no Shopping Indaiatuba, que ficará pronto em abril de 2011”, adianta o casal.

Quanto custa ter uma Yogoberry

Investimento de R$ 300 mil – mais o ponto comercial e o primeiro estoque;

Taxa de franquia de R$ 80 mil a R$ 120 mil (varia de acordo com o tamanho da loja);

Capital de giro R$ 50 mil;

Taxa de royalties 7% sobre o faturamento bruto;

Faturamento médio mensal R$ 70 mil;

Prazo médio de retorno de 18 a 24 meses;

Área mínima 30 m²;

Para mais informações acesse o site www.yogoberry.com.br


*matéria originalmente publicada na edição de abril/2010 da revista Livre Mercado

Um comentário:

Friolândia disse...

Fornecemos balcões refrigerados para lojas de FROZEN YOGURT, fabricados sob medida, destinados a exposição de toppings. Atendemos a diversas redes do setor em todo Brasil. http://www.friolandia.com.br