segunda-feira, 24 de maio de 2010

Iniciativa privada capacita jovens no ABC

Uma unidade móvel, chamada de Centro de Treinamento, que é basicamente uma sala de aula sobre rodas, equipada com mesas, cadeiras e um projetor de slides, vem a quatro anos capacitando jovens e atualizando profissionais da área de hidráulica por todo o país.

Iniciativa da Tigre, o maior grupo em seu segmento na América do Sul, a unidade móvel oferece um curso de hidráulica básica. Com duração de três horas, o curso é gratuito atende turmas de até 25 alunos. Ao final é oferecido um certificado, que será um fator de diferenciação no mercado.

Durante essa semana a unidade está estacionada ao lado da loja de materiais para construção Zanutto Rodrigues, no centro de São Bernardo. O Coordenador do projeto no ABC, Willian Nunes, contou que duas casas abandonadas foram demolidas para a chegada do CT Móvel.

O professor do curso aqui na região, Marcos Guinantes, 31 anos e funcionário da Tigre a cinco, explicou que o conteúdo ensina conceitos básicos de hidráulica, tubulação, dimensionamento de água e drenagem direcionado para jovens de uma faixa etária ente 14 e 21 anos. Segundo ele o curso não é composto apenas por palestras, há uma parte técnica que pode abrir portas para uma futura profissionalização na área. “Além de capacitar os jovens, nós também aperfeiçoamos e atualizamos o conhecimento dos profissionais que já trabalham com hidráulica há muitos anos”, explicou o professor.

Atuando em uma parceria com instituições como a Fundação Criança de São Bernardo, que atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, a iniciativa é uma oportunidade a mais para esses jovens.

O Coordenador de projetos sociais da Fundação, André Portela Leite, avaliou a importância do curso para o público com o qual ele trabalha. “Esses jovens tem interesse por uma formação pratica, há uma demanda de interesse e toda oportunidade para essas crianças e adolescentes é bem vinda”.

O estudante Rodrigo Alves, 17 anos, do segundo ano do ensino médio afirmou que pretende levar conhecimentos do curso de hidráulica não apenas para o mercado de trabalho, mas para situações do cotidiano. “Não penso nesse curso só para o serviço, como também para a vida, nunca se sabe quando vou precisar trocar um cano”, disse.

“Eu tenho pouco conhecimento na instalação de canos, mas com o curso vou aprimorar e vou poder até trabalhar na área futuramente”, explicou Ivan Carlos, 20 anos, que está no primeiro ano do ensino médio e vê no curso uma oportunidade real de trabalho.

O dono da Zanutto e parceiro da Tigre no projeto, vê a iniciativa como uma forma de suprir a carência de conhecimentos técnicos nessa área. Segundo ele a maioria dos profissionais que trabalham com hidráulica e tubulação aprenderam tudo na prática e não tem conhecimento teórico do assunto. “O curso é muito importante para o meio, por isso os nossos próprios vendedores já passaram por uma capacitação técnica semelhante, eles precisam ter conhecimento porque o balcão muitas vezes é o maior foco de transmissão de conhecimento para o consumidor”, completou.

*matéria publicada originalmente no Hoje Jornal

Nenhum comentário: