segunda-feira, 24 de maio de 2010

Banco é inaugurado a base de gerador no Riacho Grande

Bairro têm problemas no fornecimento de energia a oito meses. Marinho culpa o Estado

A inauguração da primeira agência da Caixa Econômica Federal do Riacho Grande, na quinta-feira (11), com a presença do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e do deputado estadual, Alex Manente, teve que ser realizada a base de geradores. Isso porque o distrito, que faz parte de São Bernardo, está com falhas no fornecimento de energia elétrica há cerca de oito meses.

Segundo o subprefeito do Riacho Grande, Fausto Landi, os cerca de 55 mil habitantes do distrito enfrentam esse problema quase diariamente. A falta de energia se inicia no horário de pico e costuma retornar só de madrugada. “Quando chove então é batata, misteriosamente a luz acaba. Hoje nós contratamos um gerador por precaução e foi o que salvou a cerimônia”, relata o subprefeito.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, se defendeu dizendo que está tomando providencias e aproveitou para culpar a fornecedora de energia do Estado pelo transtorno. “Nós estamos cientes da situação aqui no Riacho, mas a responsabilidade é do Estado. A Eletropaulo deixa muito a desejar na manutenção. Não só ela como a Sabesp e a Telefônica também, mas ai tem que falar com o governador Serra”, disparou Marinho.

De acordo com o subprefeito, 14 pedidos e um protocolo já foram encaminhados para a Eletropaulo e até hoje nenhum representante foi enviado pela concessionária. “Nós não conseguimos estabelecer nenhum contato com a Eletropaulo, a subprefeitura do está em 148º da lista de solicitações ao lado de solicitações individuais dos munícipes. Nós estamos sofrendo como todos os outros moradores do Riacho e queremos uma solução”.

Moradores cobram Eletropaulo

Devido a falta de atitude da Eletropaulo, o subprefeito disse que está mobilizando um grupo de comerciantes, os mais prejudicados economicamente com o problema, para ir até a Eletropaulo cobrar uma posição.

O representante do bairro Capelinha, Laercio Machado, disse que formatou abaixo assinado com os moradores do seu bairro e encaminhou para a Eletropaulo na semana passada. “Agora nós estamos aguardando os dez dias de prazo que eles têm para responder, senão teremos que tomar outra providencia. Nosso bairro é organizado e nós só queremos esclarecimentos”.

Os moradores do Riacho estão indignados com a situação, segundo eles o prejuízo é muito grande. O representante de bairro, Carlinhos Bortolatto, pediu mais participação da prefeitura de São Bernardo. “Não temos representantes, o povo está vivendo uma desgraça. A subprefeitura tentou entrar em contato com a Eletropaulo, mas está difícil”, afirma.

A moradora, Maria Luiza, reclamou das dificuldades domésticas enfrentadas pela falta de energia. “Não dá pra manter nada na geladeira porque se a luz demorar pra voltar já era, a gente perde tudo. Os diabéticos, que tem que manter a insulina conservada dentro da geladeira, costumam perder os medicamentos. Assim não dá pra ficar”, reclama.

*matéria originalmente publicada no Hoje Jornal

Nenhum comentário: